sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Sugestão de aula usando fantoches

 Plano de Aula-" Criando laços com a nossa história:  É hora de cantar brincar e se divertir!
Objetivos
Perceber a importância do nome e sobrenome na construção da sua identidade;
Saber a historia de seu nome;
Reconhecer as partes do corpo;
Perceber que somos diferentes;
Executar atividades livres e dirigidas;
Comparar seu sobrenome com os demais colegas, comparando semelhanças e diferenças;
 
Conteúdos
Parte do corpo
Identidade
Higiene
Letras
Expressão corporal
Cores
Linguagem oral

Procedimentos
      Para iniciar a socialização da tarefa que foi para casa usaremos do fantoche do “Marcelo”, questionando os alunos sobre a história do seu nome. Todos devem se manifestar oralmente. Após a apresentação o “Marcelo” dirá à turma que ele também tem sobrenome e junto com seu nome compõe sua identidade. Seu sobrenome é “Pereira da Silva”. Na seqüência os alunos serão instigados pelo fantoche a descobrirem qual o seu sobrenome, usando como pista as cores, já que cada nome terá a mesma cor que o sobrenome correspondente.  
 
1-      Após encontrarem seu sobrenome os alunos, com o auxilio do professor, colarão o nome completo no quadro negro para posterior exploração oral. Serão questionados sobre o que vem primeiro: nome ou sobrenome? Os nomes a principio não seguirão nenhuma ordem pré estipulada.




















2-             Roteiro para exploração oral:
1- Qual o nome que tem o maior número de letras? E o que possui o menor número de letras?
2- Observe os primeiros nomes dos colegas. Em sua turma há nomes com todas as letras do alfabeto?
3- Que nome foi colado antes do seu? É nome masculino ou feminino?
4- Que nome vem depois?
5- A letra de seu nome ocupa qual lugar no alfabeto?
6- Há nomes que começam com a mesma letra? Quais são eles? Sublinhe estes nomes.
7- Há mais de um/a aluno/a que possui o mesmo nome? Se houver qual deles está primeiro?
3-      Áudio da música “Gente tem sobrenome” de Toquinho. Destacar que somente pessoas possuem sobrenome.
4-      Numa folha a parte, na qual há imagens de pessoas e objetos, os alunos deverão fazer um circulo somente nas coisas que tem sobrenome, logo após colorir todas as imagens.
5-      Destacar que outra marca da nossa identidade são as nossas digitais presente na nossa mão. Mostrar-lhes um Documento de identidade (RG) e ressaltar a digital como forma única de identificação.
6-      Cada aluno receberá uma folha em branco, e com auxilio da professora fará o     carimbo dá mão, utilizando tinta tempera. Esta atividade fará parte do livro das descobertas e do cartaz.
7-      Higiene (Os alunos se deslocarão até o banheiro, lavar as mãos para o lanche). Cantando a cantiga “Sai à água da torneira”
8-       Antes do lanche os alunos cantarão a cantiga “Meu lanchinho”
9-      Lanche
      13-Todos os alunos desenharão seu objeto (brinquedo) preferido, utilizando lápis de cor, giz de cera, folha de ofício.
14-Exploração da cantiga “Cabeça, ombro joelho e pé”
15-Os alunos realizarão as brincadeiras e livres e dirigidas no pátio da escola.
  Brincar de amarelinha  
  Riozinho
Recursos:
Folha ofício, Lápis de cor
Folha xerocada
Fantoches, Almofadas
Rádio 
Avaliação:
A avaliação será constante em todas as atividades propostas, valorizando o interesse e o desempenho dos alunos em cada uma delas respeitando as suas individualidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário