Objetivos
Perceber a importância do nome e sobrenome na
construção da sua identidade;
Saber a historia de seu nome;
Reconhecer as partes do corpo;
Perceber que somos diferentes;
Executar atividades livres e dirigidas;
Comparar seu sobrenome com os demais colegas, comparando
semelhanças e diferenças;
Conteúdos
Parte do corpo
Identidade
Higiene
Letras
Expressão corporal
Cores
Linguagem oral
Procedimentos
Para
iniciar a socialização da tarefa que foi para casa usaremos do fantoche do “Marcelo”,
questionando os alunos sobre a história do seu nome. Todos devem se manifestar
oralmente. Após a apresentação o “Marcelo” dirá à turma que ele também tem
sobrenome e junto com seu nome compõe sua identidade. Seu sobrenome é “Pereira
da Silva”. Na seqüência os alunos serão instigados pelo fantoche a descobrirem
qual o seu sobrenome, usando como pista as cores, já que cada nome terá a mesma
cor que o sobrenome correspondente.
1- Após
encontrarem seu sobrenome os alunos, com o auxilio do professor, colarão o nome
completo no quadro negro para posterior exploração oral. Serão questionados
sobre o que vem primeiro: nome ou sobrenome? Os nomes a principio não seguirão
nenhuma ordem pré estipulada.
2-
Roteiro para exploração oral:
1- Qual o nome que tem o maior número de letras? E
o que possui o menor número de letras?
2- Observe os primeiros nomes dos colegas. Em sua turma há nomes com todas as letras do alfabeto?
3- Que nome foi colado antes do seu? É nome masculino ou feminino?
4- Que nome vem depois?
5- A letra de seu nome ocupa qual lugar no alfabeto?
6- Há nomes que começam com a mesma letra? Quais são eles? Sublinhe estes nomes.
7- Há mais de um/a aluno/a que possui o mesmo nome? Se houver qual deles está primeiro?
2- Observe os primeiros nomes dos colegas. Em sua turma há nomes com todas as letras do alfabeto?
3- Que nome foi colado antes do seu? É nome masculino ou feminino?
4- Que nome vem depois?
5- A letra de seu nome ocupa qual lugar no alfabeto?
6- Há nomes que começam com a mesma letra? Quais são eles? Sublinhe estes nomes.
7- Há mais de um/a aluno/a que possui o mesmo nome? Se houver qual deles está primeiro?
3- Áudio
da música “Gente tem sobrenome” de Toquinho. Destacar que somente pessoas possuem
sobrenome.
4- Numa
folha a parte, na qual há imagens de pessoas e objetos, os alunos deverão fazer
um circulo somente nas coisas que tem sobrenome, logo após colorir todas as
imagens.
5- Destacar
que outra marca da nossa identidade são as nossas digitais presente na nossa
mão. Mostrar-lhes um Documento de identidade (RG) e ressaltar a digital como
forma única de identificação.
6- Cada
aluno receberá uma folha em branco, e com auxilio da professora fará o carimbo dá mão, utilizando tinta tempera.
Esta atividade fará parte do livro das descobertas e do cartaz.
7- Higiene
(Os alunos se deslocarão até o banheiro, lavar as mãos para o lanche). Cantando
a cantiga “Sai à água da torneira”
8- Antes do lanche os alunos cantarão a cantiga
“Meu lanchinho”
9- Lanche
13-Todos os alunos desenharão seu objeto
(brinquedo) preferido, utilizando lápis de cor, giz de cera, folha de ofício.
14-Exploração da
cantiga “Cabeça, ombro joelho e pé”
15-Os alunos realizarão
as brincadeiras e livres e dirigidas no pátio da escola.
Brincar de amarelinha
Riozinho
Recursos:
Folha
ofício, Lápis de cor
Folha
xerocada
Fantoches,
Almofadas
Rádio
Avaliação:
A
avaliação será constante em todas as atividades propostas, valorizando o
interesse e o desempenho dos alunos em cada uma delas respeitando as suas
individualidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário